Alimentação, Kids

{receita} Bolo Integral de Banana e Aveia do Dudu



Depois que começamos a modificar a alimentação do Dudu (contei aqui) venho testando várias receitas para descobrirmos juntos o que ele gosta ou não. Confesso que não tem sido fácil, até porque modificar o paladar de uma criança de quase 6 anos é uma tarefa árdua, mas não é impossível, há desperdício de comida (infelizmente) e muita briga. No entanto, hoje, quero compartilhar com vocês é a receita que tem sido super sucesso aqui em casa, inclusive, o próprio Dudu batizou-a como bolo integral de banana e aveia do Dudu.

É uma receita super fácil, mas que precisamos ter paciência para não tirar do forno antes de 40 minutos, para que ela fique molhadinha e no ponto certo. Se você seguir todas as etapas certinhas, pode ter certeza de que terá um bolo maravilhosamente delicioso.

Bolo integral de banana

A receita abaixo rende exatamente 12 bolinhos e um bolo feito na forma de pão

BOLO INTEGRAL DE BANANA E AVEIA DO DUDU

Antes de iniciar a receita, já ligue o forno a 180 graus – deixe ao menos 20 minutos antes de colocar a forma com o bolo.

INGREDIENTES

03 bananas bem maduras picadas

04 ovos

Canela a gosto

1/2 xícara (chá) de óleo de coco

1 xícara de leite desnatado (pode substituir pelo de preferência)

2 xícaras (chá) de açúcar demerara

1 pitada de sal

1 xícara (chá) de farinha de trigo

1 xícara (chá) de aveia em flocos finos

03 claras em neve (substitui o fermento)

MODO DE PREPARO

  1. Bata no liquidificador, por 2 minutos, os ovos e a canela;

  2. Junte as bananas, açúcar, pitada de sal, óleo de coco e o leite até formar um creme homogêneo

  3. Transfira para um bowl grande e vá juntando a farinha e a aveia aos poucos, mexendo até ser totalmente absorvida;

  4. Bata as claras em neve (utilizo a batedeira para que seja mais rápido) e junte à massa de forma delicada para que ela se agregue totalmente

  5. Coloque numa forma untada previamente. Por aqui, eu coloco nas forminhas de cupcake, para que os meninos possam levar de lanche para a escola; e o restante, coloco naquela forma para pão.

  6. Leve ao forno por, no mínimo, 40 minutos – não abra o forno antes disso; se necessário deixe por mais tempo, até enfiar um garfo e ele sair limpo.

Eu coloquei as claras em ovos, a primeira vez, porque não tinha fermento aqui em casa. Como deu muito certo, só tenho utilizado assim, afinal, quanto menos química utilizarmos, mais natural e saudável fica o alimento, né?!?

Façam e depois venham aqui me contar se não ficar mesmo delicioso, tá?!? Essa receita, por aqui, não dura 1 dia.