Babies

Quem são os bebês arco íris?



Semana passada escutei pela primeira vez a expressão “bebês arco-íris”. Mas quem são?

Bebês arco-íris são crianças que nascem de uma mãe que sofreu anteriormente um aborto espontâneo ou que teve um filho morto prematuramente, trazendo luz após a tempestade na vida de uma família que teve de enfrentar alguns momentos realmente muito difíceis.

Para muitas mães que sofreram um aborto ou que tiveram que enfrentar a morte prematura de um filho, a chegada de um novo bebê é a luz que vem depois de uma tragédia, como o arco-íris que vem depois da tempestade. Daí a expressão!

Um arco-íris é uma promessa de sol após a chuva, a calma após a tempestade, a alegria depois da tristeza e a paz depois da dor, mas acima de tudo, do amor depois de uma perda. E, sem dúvida, não haveria expressão melhor para definir a chegada de um novo bebê depois de tanta dor,  não é mesmo?

A definição dos bebês arco-íris pretende lembrar a todos, mães, futuras mães, mas na verdade qualquer pessoa, de que depois da tempestade virá a luz. E mesmo que esta luz não venha com a chegada de um novo filho, esta luz virá de um jeito ou de outro, por mais que no momento da dor imensurável – de quem só sabe, quem vive – pareça que nunca vai acabar.

Alexandra Bolen, mãe e fotógrafa, decidiu prestar uma homenagem aos bebês arco-íris e às mães que encontraram o sorriso graças ao nascimento deles. O seu projeto fotográfico se chama Shutter Darling Photography.

Algumas imagens lindas da fotógrafa:

E mesmo que a criança não venha de uma família com uma história tão triste por trás, um bebê sempre pode representar a luz, pois eles são a esperança de um futuro melhor para todos.

Escutei recentemente que um bebê arco-íris vem cheio de expectativa e de muito medo, além de todo zelo da própria família, afinal, enfrentar a dor da partida de um filho, sobretudo, tão frágil como um bebê e/ou uma criança, não teria como ser diferente, né?

Você já tinha escutado falar sobre os bebês arco-íris?