Babies, Decoração, Dicas, Kids

Como montar um quarto montessoriano

O método montessori vem conquistando cada vez mais as famílias brasileiras, inclusive, na hora de preparar o quarto para a chegada do bebê. O principal objetivo da pedagogia montessoriana é a liberdade de expressão da capacidade dos bebês e crianças. Em um ambiente estimulante, a criança torna-se capaz de aprender sozinha por meio de suas próprias experiências, desenvolvendo-se de forma saudável, espontânea e criativa.

Apesar de toda a liberdade da proposta montessoriana, a segurança do bebê e da criança tem que ser prioridade, assim, objetos pontiagudos e tomadas devem ficar fora do alcance deles. Também não devem existir degraus, objetos pequenos que possam ser engolidos, vidros soltos que possam cair em cima deles.

Alguns pontos indispensáveis na criação de um quarto montessoriano:

1. Não existe berço ou cama

O berço é substituído por um colchão no chão ou, no máximo, uma cama bem baixinha (estilo futon). Afinal, se a proposta é dar liberdade à criança, nada mais plausível do que ela ter a liberdade para subir e descer de onde dorme, não é mesmo?

2. As crianças arrumam a sua própria bagunça

E para que isso seja possível, as estantes devem estar na altura dos pequenos, assim eles podem retirar os brinquedos e depois arrumá-los no mesmo lugar, claro que, com o auxílio dos pais ou cuidadores.

 

3. Tudo deve estar ao alcance dos pequenos

E já que o objetivo da teoria montessoriana é dar liberdade e autonomia às crianças, tudo o que eles precisam devem estar ao seu alcance. Assim, livros, brinquedos e, inclusive, roupas devem ser organizadas de forma que os pequenos possam ter essa liberdade na escolha. Em seguida, coloco os acessórios indispensáveis na proposta montessoriana.

 

4. Quarto minimalista e funcional

Ou seja, esqueçam aquela história de cama para babá, trocador, poltrona de amamentar… Lembre-se a criança precisa de um lugar para que possa se descobrir, ou seja, precisa de espaço, né??? Além disso, o quarto é pensado nos pequenos e não nos pais, assim, precisa ser trabalhado sob a percepção da criança, inclusive nas alturas dos móveis que estarão presentes no ambiente.

 

Agora, alguns acessórios indispensáveis na proposta montessoriana:

 

  •  Espelho: serve para que a criança possa se conhecer e entender que é uma pessoa distinta da mãe. Quando ela ainda não engatinha, esse espelho pode ser instalado na horizontal, ao lado da cama. Mais tarde, pode ficar na vertical, em outra parede. Para garantir a segurança dos pequenos, é importante que esse espelho seja de acrílico e fique bem fixado à parede. 

 

 

  • Estantes baixas: para guardar os brinquedos ao alcance dos pequenos, como já exposto acima.

 

  • Cantinho da leitura: podemos utilizar uma mesinha com cadeira, ou colocar um tapete de EVA com um cesto com os livros dentro. Lembrando que o importante é a criança ter alcance aos livros.

 

E, claro, não poderia finalizar o post sem trazer algumas inspirações para vocês, né???

 

 

 

Fonte: www.flaviacalina.com

 

 

Fonte: Emma Fiorezi

 

 



  • Flávia Crivelli

    Amo esse tipo de proposta… Para a minha filha, optei por um quarto de inspiração montessoriana…

    • Flávia, a linha montessoriana é realmente maravilhosa, né???
      Beijos,
      Bárbara

    • Que lindo, Flávia!!!
      Parabéns pela criatividade!!!
      Beijos,
      Bárbara