Gestação, Mommy to be

Linea nigra na gestação: o que você precisa saber



Linea nigra? Sim, algo comum para quase todas as gestantes, mas que causa bastante espanto para a maioria delas. Mas o que é isso?

Você notou uma linha estranha e escura no centro da barriga? Não se preocupe, porque sua linda barriga não irá explodir, na verdade, essa escuridão na região mencionada é perfeitamente normal. Ela se chama linda negra, e por incrível que pareça, ela sempre esteve presente ali. Mas a partir da 23 semana da gestação ela costuma ficar mais escura.

O que causa a linea nigra?

Se eu te disser que é mais um dos sintomas advindos dos hormônios da gravidez, você acredita? Pois é, pode agradecer a eles. Na verdade, são os mesmos hormônios que tornam a auréola mais escura.

O aumento de estrogênio faz que com o que o seu corpo produza doses extras de melanina, que é justamente o pigmento responsável por tornar a pele mais escura.

Em quem aparece a linea nigra?

A linea nigra pode aparecer em qualquer mulher grávida, mas não podemos dizer que acontecerá com 100% das gestantes. No entanto, existem algumas características que possam aumentar a incidência da linea nigra: a exposição ao sol pode aumentar a chance da linha nigra aparecer nas peles mais escuras.  

As mulheres com pele mais escura geralmente têm uma linha mais pronunciada, mas já vou contar logo para vocês, mesmo sendo bem branca, tive linea nigra super acentuada nas minhas três gestações.

Existe uma lenda que diz que se a linha vai do osso púbico e termina na barriga será menina, mas se até a sua caixa torácica, é um menino. Confesso que não acredito muito nessas lendas, não. E você, concorda?

Como posso me livrar da linea nigra?

A resposta é rápida e curta: você não pode! Ele vai desaparecer por si só, depois do nascimento do bebê. Agora se você deseja acelerar o processo de desaparecimento, uma boa pedida é suspender a exposição ao sol. 

Não custa ressaltar, mais uma vez, a linha nigra já existe, ela só se manifesta de forma mais intensa na gestação, por conta do estrogênio que está elevado no corpo da mulher, logo, há o aumento da melanina.