Dicas de Compra, Kids, Saúde e bem estar

Cuidado com os tênis com rodinhas

Os tênis com rodinhas caíram no gosto infantil a um tempo, mas será que eles são realmente seguros para as crianças? Antes de qualquer ponderação é imprescindível mencionar que este acessório é um brinquedo, e não um calçado comum.

A Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos lançou um folhetim onde alerta para a importância das crianças utilizarem capacete e protetores nos joelhos, cotovelos e até mesmo nos punhos, sempre que estiverem utilizando os tênis com rodinhas.

Com mencionado acima, os tênis com rodinhas não são sapatos comuns, então existe, sim, um risco para as crianças e precisam de um período de aprendizado de uso. 

Como é vendido sem qualquer orientação, os tênis com rodinhas podem causar lesões tão graves como uma queda de bicicleta ou de skate, além de tendinites no futuro.

Um alerta feito pelos ortopedistas é que o calçado seja utilizado por, no máximo, 02 horas por dia e apenas como recreação, como se fosse um patins comum mesmo.

O uso frequente e rotineiro pode causar alterações na forma de caminhar, afinal, as crianças tendem a andar apoiados mais na parte anterior do pé enquanto andam e não deslizam.

Um outro risco relacionado ao uso dos tênis com rodinhas são os possíveis tombos, por isso que é imprescindível a presença de um adulto com a criança, até que ela se equilibre no acessório, e sinta completamente segura.

Os tênis com rodinhas são divertidos e, claro, podem ser utilizados sem problemas, desde que sejam respeitados o tempo de uso, o aprendizado individual de cada criança e que ele seja visto como realmente é, ou seja, nada além de um brinquedo.

Aqui em casa, o mais velho não curtiu muito a ideia dos tênis com rodinhas, mas caso aconteça, sem dúvida alguma, o acessório será tratado como um brinquedo que necessita de muita proteção, afinal, uma queda pode trazer sérias sequelas.