Decoração, Kids

Como transformar parede numa lousa



quarto-de-brinquedos-gorete-colaco-post-61

Eu falei num post anterior que, por aqui, liberei as paredes do quarto de brinquedos dos meninos para serem riscadas da forma que eles quisessem. No entanto, riscaram tanto que hoje não temos mais espaço. A solução para que eles não riscassem as outras paredes foi transformá-las em lousas, assim, eles riscam e apagam o quanto quiserem.

Mas como transformar uma parede numa lousa? Não dá muito trabalho? Não é muito caro? Consigo fazer sozinha? Bem, é mais caro ter que pintar toda a casa caso os riscos passem dos limites permitidos – se esse for o seu caso, então, vale a pena, sim, financeiramente transformar uma parede numa lousa.

E como transformar uma parede numa lousa propriamente dita?!? Dá para fazer de duas formas: com tinta específica ou com papel contact preto. Aí vai do gosto de cada um. Por aqui optamos pelo papel contact. Só precisa de um pouquinho de paciência para aplicar.

PAREDE DE LOUSA COM PAPEL CONTACT

Como falei, a opção por aqui foi a utilização do papel contact preto, porque era mais rápido e prático de aplicar. No vou dizer mais fácil, porque me deu um pouquinho de trabalho para deixá-lo lisinho e perfeito para os meninos riscarem à vontade. Um ponto super positivo é que basta passar um pano úmido que está tudo novo de novo.

Mas como fazer? Tire a medida da parede e compre papel contact suficiente para cubri-la. Aqui comprei 05 rolos de 20 metros de contact preto fosco.

Aplicação: Comece cortando tiras de contact na altura da parede, deixando alguns centímetros sobrando para dar o acabamento. Aplique com o auxílio de um pano – não precisa molhar com espuma. Faça de cima para baixa, cuidando para não sobrepor alguns centímetros da tira do papel contact sobre a que estiver embaixo para evitar falhas. Quando terminar, passe o pano úmido mais uma vez para garantir que não ficou bolhas, retire o excesso do contact em cima e embaixo com um estilete. Repita tudo até completar toda a parede.

Não sei se você conhece o giz plastificado. É o que comprei para os meninos, já que ele solta menos pó.

Eu busquei essas informações no “Homens da Casa“.

 

PAREDE DE LOUSA COM TINTA

Caso você prefira utilizar tinta para transformar a parede numa lousa, você vai precisar de:

-Fita crepe, jornais ou lona para forrar o chão;

-Bandeja para pintura (existe um “Kit Pintura”que facilitou bastante. Vem a bandeja, vários rolos e pincel, além da espátula para mexer a tinta);

Tinta Coralit Tradicional preta fosca – Tintas Coral;

-Rolo de espuma grande e pequeno;

-Pincel de cerdas macias para cantos e acabamentos;

-Aguarrás (para diluir a tinta e limpar os pincéis/rolos);

-Luvas;

1) A Coralit da Tintas Coral é um esmalte fosco feito para pintar madeiras e metais. Teoricamente, qualquer tinta esmalte fosca funciona bem para criar o efeito lousa, mas por conta do giz ser claro, opte pelas mais escuras. As duas únicas cores foscas da marca são o preto e o verde-escolar.

Dica: ao comprar a tinta, não tenha vergonha de tirar todas suas dúvidas com o vendedor e siga todas instruções descritas na lata. Assim, não tem erro.

2) Defina o ambiente que vai ser pintado. Forre bem com lona, jornais e fita crepe. Caso a parede seja branca, não há necessidade de lixar, basta aplicar a tinta.

Dica: forre bem os cantos dos móveis, tetos e rodapés. Como a tinta é preta, fica mais difícil depois para limpá-la.

3) Coloque um pouco de tinta na bandeja. A Coralit Fosca é super fácil de aplicar, basta diluir 10% em aguarrás. Mexa com a espátula para ficar uniforme e pegue o rolo de espuma. Use luvas. Passe o rolo grande na tinta e comece a pintar no sentido vertical. Use o cabo (pode até ser de vassoura) como suporte para alcançar os lugares mais altos da parede. O pincel de cerdas macias ou o rolo de espuma menor servem para pintar cantinhos perto de móveis.

Dica: é super importante que a aguarrás seja de uma marca boa, como a da Coral. Acredite, isso faz diferença no resultado final. Use rolo de espuma. Nunca use rolo de pêlo com o esmalte, ele pode se soltar ou derreter junto à tinta. Use luvas também, pois a tinta pode espirrar nas suas mãos.

4) Terminada a primeira demão, espere secar por 8 horas para aplicar a segunda.

Dica: se você é ansioso, é recomendado que você se distraia com algo durante esse tempo. Não se apresse para passar a segunda demão antes da primeira secar.

5) Conforme você for dando as demãos, algumas “manchas” podem aparecer na parede. Isso é normal e vai depender muito de cada local. Passe a segunda demão e espere secar. Indica-se dar 04 demãos.

6) Depois de dar todas as demãos e a parede ter ficado uniforme, tire os jornais, a fita crepe e a lona e dê o acabamento final com o pincel de cerdas nos rodapés, cantinhos e outros lugares que precisam de retoque.

Dica: Volte os móveis no lugar depois de 18 horas, após a parede secar completamente.

Ao invés de usar apagador, utilize um pano úmido para limpar a parede. O efeito é muito melhor.

FonteFollow The Colours

E agora, mãos à obra?!?

Beijos,

Bárbara Sarkis