Babies, Kids, Saúde e bem estar

Como proteger as crianças no tempo seco

O tempo seco, nessa época do ano, é quase inevitável em grande parte do nosso país. Em Brasília, onde nasci e vivi por mais de 30 anos da minha vida, a época da seca é terrível. Não conseguimos respirar direito, o nariz sangra, sentimos muita dor de cabeça. E isso não é apenas para nós, adultos, os bebês e as crianças sofrem demais, tanto que é uma época que quase não vou visitar meus pais. Como é algo inevitável – vivenciar o tempo seco – existem formas que podemos proteger os nossos pequenos.

A umidade do ar é bem mais baixa no fim do inverno e no início da primavera. A tarde – 12 às 16h – é o período mais crítico. Para ser considerada ideal, a umidade relativa do ar deve ser de 60%. No entanto, o corpo de um adulto consegue se adaptar tranquilamente até os 40%. Para as crianças, abaixo dos 50% já é difícil do corpo adaptar, e abaixo dos 30% já é estado de atenção. Agora imagina 15%, 10% que vem acontecendo em Brasília com frequência, por exemplo?

As consequências do tempo seco são ardência e ressecamento dos olhos, boca e nariz, além das temidas doenças respiratórias – e se existir alergias na família, tudo fica ainda pior. Além disso, a pele fica ressecada – se a criança tiver dermatite atópica ela fica muito pior. Não se assuste se o seu pequeno começar a apresentar constipação intestinal, é que o intestino tende a reter mais água para melhorar a hidratação do resto do corpo, com isso, as fezes ficam mais ressecadas.

Leia também:

Portanto, qualquer dica para proteger a saúde dos pequenos já é válida, não é verdade? Algumas delas são:

  • BEBER ÁGUA

Essa é a mais importante dica! O ideal é que sejam oferecidas pequenas quantidades de hora em hora às crianças. Se a mãe estiver amamentando exclusivamente seu bebê, ela precisa aumentar a sua ingestão de água, afinal, aumentando o consumo dela, aumenta, consequentemente, o do seu bebê.

  • COMER FRUTAS RICAS EM LÍQUIDOS

Aqui vale citar melancia, melão e laranja.

  • PASSAR HIDRATANTE NO CORPO

na verdade, a hidratação da pele do bebê e das crianças é sempre imprescindível, no entanto, no tempo seco, essa necessidade se redobra! lembre-se de utilizar produtos específicos para a pele delicada dos pequenos.

  • SORO FISIOLÓGICO

Não se assuste se você tiver um frasco de soro fisiológico na bolsa, no carro, em cada ambiente de casa. Nesse tempo seco, devemos sempre pingar o soro nos olhos e nas narinas, já que ele evita o ressecamento, além de hidratar e aliviar todo o desconforto dessa época do ano.

  • VAPOR DO BANHO 

O vapor produzido pela água quente durante o banho é ótimo para umidificar as vias aéreas.