Babies, Destaque, Geral

Como fazer o bebê aceitar a chupeta



Como fazer o bebê aceitar a chupeta é um dos posts mais lidos e acessados aqui no Baby Dicas. Eu tentei com 2 dos meus três filhos. O segundo ainda usou mais do que o terceiro, que não teve jeito mesmo de pegar.

Mas com as dicas abaixo, e muita insistência e perseverança da sua parte, caso você realmente deseje que seu filho aceite a chupeta, você vai conseguir.

como-fazer-bebe-aceitar-a-chupeta

Definitivamente ser mãe é um eterno “cuspir pra cima”. Digo isso por experiência própria e, o que intensificou-se, com a chegada do Arthur.

Sempre dizia que não iria dar chupetas para os meus filhos. Com Dudu, segui à risca (mas confesso que em alguns momentos de desespero tentei dar, mas ele não pegou e eu não insisti1), mas agora com Arthur, estou tentando de tudo para que ele pegue e até agora não tive sucesso.

Comprei duas chupetas da Chicco de látex inicialmente. Ele não aceitou de jeito nenhum. Aí passei para a Wubbanub, que tem o bico diferente, é super leve.

Você conhece a chupeta milagrosa segundo a maioria das mães?

Ele aceitou bem melhor, mas agora não quer mais de jeito nenhum. Passei para as da Avent Super Soothie, mas também não estou tendo qualquer sucesso. Ele gosta mesmo é de colocar o dedão na boca! Para o meu desespero.

A minha escolha pela chupeta com ele é justamente para ele não ficar com o dedo na boca, afinal, é muito mais fácil tirar uma chupeta do que o dedo.

Aí comecei a minha pesquisa sobre como fazer meu filho aceitar a chupeta. Encontrei algumas dicas em blogs que gosto muito e vou compartilhar aqui com vocês:

“se você é mãe, quer que seu filhote pegue a chupeta e ele não quer nem saber, tenha paciência e espere até ele fazer quatro meses (ou qualquer outra idade em que ele se mostrar desesperado por colocar tudo na boca) e aí ofereça a chupeta 0 a 2 meses da MAM. Claro, cada bebê é um bebê, o que funcionou aqui pode não funcionar aí, mas estou passando adiante a dica que me foi dada e que aqui funcionou perfeitamente”. Essa dica foi dada no blog Macetes de Mãe (que recomendo!)

Muitos outros falam do uso da fuchicórea, que, hoje, foi proibida e, além disso, gostaria de algo natural, não usar remédios para tanto.

Alguém aí com dicas para me ajudar nesta difícil missão?

 



  • Oi Bárbara!

    Então menina, que coisa! Tentei de tudo com a minha filha e ela não quis saber nem de chupeta nem de mamadeira, tinha uma coleção delas em casa e nada.Quando parei de amamentá-la tentei de “um tudo” e desisti. Do peito ela foi direto para o copo de transição, copo educativo…não sei como se chama.

    Hoje ela tem cinco anos e várias vezes (depois de grande) pediu pra comprar chupeta pra ela. Acho que via os amiguinhos na escola e ficava com vontade, mas ela não gosta mesmo, não tem jeito, fazia até careta quando colocava na boca.

    Hoje acho que foi melhor ela não ter pego, bem mais tranquilo. A posição dos dentes é boa e não vou precisar fazer a chantagem de entregar a chupeta para o papai-noel, essas coisas…

    De qualquer forma, boa sorte.

    Bjs
    Lu

  • Vanessa

    Olá! Sou mãe do Davih(9), Laís(7) e Arthur(4). De todos, o unico que não pegou o dedo foi o mais novo, Arthur. Davih pegou o dedo (apesar da minha incansavel insistencia para ele chupar chupeta), não teve jeito. Ai, em seguida, nasceu a irma, que por tabela via o irmão com o dedo na boca e não deu outra: começou a chupar dedo também. Hoje, apos 9 anos, os dois ainda chupam dedo. É muito chato pois tem que ter o cuidado de estarem sempre com as mãos limpas (o que não acontece 100% das vezes). Já tentei pimenta, aqueles esmaltes incolores com o gosto ruim, esparadrapo no dedo… em vão.

  • Flávia

    Bárbara, não sei se com chupeta vai funcionar, mas eu lembro de uma amiga da minha mãe que tinha dificuldades de fazer o filhinho dela pegar a mamadeira. Daí, a minha mãe deu a dica de tentar dar a mamadeira sempre que ele começasse a cair no sono, já fechando os olhinhos… E funcionou! Acho que por ser um momento em que a criança está mais cansada e sem energia para fazer birra, acaba aceitando com mais facilidade.
    Vale a pena tentar… Vai que dá certo, né? 🙂 Boa sorte!

  • Mariana Altoe

    Experimentei várias com o meu Dudu. Ele berrava loucamente sempre que entrava no carro, durante todo o percurso, fosse ele longo ou curto. Além disso só queria dormir comigo, e no peito. Então insisti. Comprei as chupetas mais caras e mais recomendadas, mas ele começou mesmo com uma bem baratinha e super pequena que comprei numa farmácia qualquer. Depois só aceito a pequena da NUK, que também era a preferia dos meus outros filhos. Boa sorte! Chupeta é tudo de bom!!!

  • flavia

    amiga meu filho nao pega nenhuma chupeta e esta com 2 meses, a unica que ele esta aceitando aos poucos é a 0-2 meses da MAM, nao sei o que essa chupeta tem, mas ele até tem ansia se tento colocar as outras

    • Bárbara

      Flavia, comprei dessa pro Arthur. Ele está aceitando aos poucos. Tomara que dê certo!!! Beijos

  • Michelle Caçador
  • Vanessa

    Eu era contra dar chupeta, agora que meu filho está com 3 meses acorda de madrugada e fica chupando a mão e o dedo mas ao invés de se acalmar e pegar no sono novamente ele se irrita e acorda…Sem contar q vive com as mãos geladas de tanto por na boca…Comprei uma chupeta 0-2 da MAM, ele chupa um pouco e cospe, não consegue manter na boca, tentei com uma da Lilo mas provocou náuseas nele…As vezes ele fica muito irritado qdo eu insisto, é desanimador mas ainda vou tentar mais algumas vezes.

  • Rodrigo Wischral de Oliveira

    ixeeeeeeeee…. vai dormir!!! vai la as 3 da manha acalmar minha filha vai!!!

  • gabriela

    se vc não tem interesse em dar chupeta pro seu filho..o q procura nessa pagina..?…se é pra criticar as maes aki..vaza fora tania..

  • Erika Barbara

    É muito interessante apelidar outra pessoa de “desinformado(a) ignorante” quando você mesma começa seu texto com “Bando de mães e pais sem noção” .. seja mais educada ao tentar explicar o porque e convencer (ou não) os pais ao não usarem chupetas .. eu tbm acho errado, mas alguns dias minha filha chorou tanto que não se acalmava com nada que o jeito foi usar a chupeta .. cada um sabe de suas próprias necessidades

  • Ivi Freitas

    De que adianta taaanto conhecimento se não sabe nem se expor?! Se um dia você realmente quiser ajudar as pessoas, tenta começar sem ofensas… Lamentável e completamente desnecessária tanta ignorância…

    • udi

      Verdade

    • Raissa Gomes

      Verdade

  • Juscinéia Ferreira

    Gente a minha dica e com experiência, é o seguinte: nunca ofereça chupeta para bb nervoso, eles não acetam mesmo, jogam a chupeta longe ( quando bb não tem costume ainda). Oferença sempre depois da mamada ou quando estiverem calmos. Com minha filha foi assim, pegou só aos 3 meses, tem que ter paciência e pesistencia. Apos a mamada, coloque o bico na boca dele e vai ninando, cantando e batendo o dedo indicador delicadamente evitando que o bebe cuspa a chupeta, co. Certeza ele vai fazer isso…mas vc coloca novamente e tente novamente, várias vezes se precisar e sempre que poder até acostumar! Ele acaba pegando e vale apena insistir gente, porque quando os dentes começarem a nascer, o bico ajuda vc e o bb. Incista … mas não se esqueça com a barriguinha cheia ou hora que estiver calmo. Quando ele estiver costumado as berro vc pode oferecer que ele vai querer kkk.bj. boa sorte, paciência…

  • Juscinéia Ferreira

    Ofereci a chupeta da kuka mesmo de 0 a 6. Com o bico ortodontico (aquele achatadinho) Deu certo. Hoje ele aceita qualquer marca. Siga a dica abaixo…

  • Taty Corrêa Alves

    Aqui a MAM foi a única que funcionou, o meu só queria dormir se fosse no peito, e com a bendita chupeta ele agora dorme super bem, e não mais pendurado no peito. Gracas a Deus.

  • Taty Corrêa Alves

    Cada mae sabe oque é melhor para seu filho, e as crianças não são todas iguais, cada um é diferente.

  • Angélica Campos

    Para que tanta agressividade!!!!! Será que vc leu o post…”A minha escolha pela chupeta com ele é justamente para ele não ficar com o dedo na boca, afinal, é muito mais fácil tirar uma chupeta do que o dedo.” O que é a realidade de muitas mães, se não é a sua…Respeite…E o mínimo….

  • Debora

    infelizmente meu bb de 2 meses não aceita o bico de jeito nenhum :/ ainda não desisti , vou continuar tentando .. Pois ele so dorme e se acalma no peito e isso ta fazendo mal porq muitas vezes ele não quer mais mama e fica fazendo meu peito de bico..

  • Ana Carolina Nogueira

    Se VC e tao boa assim e não sabe nem se expressar quando minha BB começar a chorar vai lá fazer ela dormi ou passar uma noite acordada
    Cada uma faz com seu filho o q quer filho nosso fazemos o q azar melhor

  • ju

    Com certeza vc não é mãe e ta cheia de teorias, no dia a dia na pratica é bem difetente, falo por experiência própria, esqueça td que vc ouviu antes de ter um bebê e tire suas próprias conclusões depois que ele nascer!

  • Andressa

    Meu filho tem 2 meses e não pega chupeta de maneira nem uma, queria muito q ele pegasse pq nada acalma ele. E você Tania sua idiota sem noção cada mãe sabe o q é melhor pro seus filhos, se você quer aconselhar aprenda a se expressar ok. Loca

  • paula jessica

    Serio se vc nao gosta problema seu mais algumas mae tem o q fazer por isso q opitamos pela chupeta pq se a gente fosse desoculpa sim ok entao vai cuida da sua vida e da nosso e dos nossos filhos nois cuida ou se nao vem vc cuida ja q nao acha certo cada coisa mae e mae e sabe o q faiz com seu filho nao precisa de vc pra da opinioes

  • vivi

    Vc muito moralista, sua maneira de descrever requer respostas tão grosseira qto vc… Vá ter filhos e crie do jeito q vc quiser,e deixe as mães em paz e se não está gostando, coloca uma corda no teu pescoço e resolve teu problema. prq vc vai morrer de raiva e isso sempre existirá! Nem parece qu vc tem tanto conhecimento com sua maneira de escrever…

  • udi

    Minha filha pegou chupeta com 11 meses…parou de chupar com 3 anos ..Por iniciativa própria. …Não foi nada difícil. ….ela hj tem 6 anos…É uma criança maravilhosa …amada. ..linda….inteligente. ..só recebo elogios da escola. …Já sabe ler…eu só acho q chupeta não muda em nada uma criança e sim a criação. ..meu bb de 1 mês não quer pegar chupeta…Vou insistir até ele pegar…

  • milinha

    minha filha tem 2 meses e to tentando acostuma-la com a chupeta .. antes ela fazia ansia de vomito agora ela do pega as vezes quando estou com ela no colo e balança .. mais queria saber quanto tempo o bebe demora a se acostumar com a chupeta

  • Paula Beatriz

    Palhaça isso. É muito relativo chupeta tm seus maleficios e seus beneficios basta ser usado d maneira correta.. E ser tirado na hoora certa..se vc é contra problema e seu mas nao venha querer ofender os outros..cada um cuida do seu filho como bem entendr okk..

  • Sandra Aline Cardoso

    Você tem filhos?li tudo sobre bebês antes de ter o meu ,mas somente na prática sabemos o que é melhor ou não para eles.Meu filho não pega chupeta,mas faz do peito a chupeta dele ,e nem sempre isso o acalma por que ele quer chupar mas não quer que saia leite e como saí ele fica super irritado, dificultando ainda mais o sono dele.

    • Sílvia Fonseca

      Também estou passando por isso. Meu bebê chora pra chupar algo enfia o dedo, chupa a língua faz peito pipo, vomita de tão cheio e continua chorando e não segura chupeta. Tenho que ficar horas com ele em pé nos braços pra acalmá- lo até dormir.

      • Sandra Aline Cardoso

        Olá Silvia,continuei insistindo e agora ele pega a chupeta bem,e acalma demais viu…já tentou colocar um pouquinho de funchicórea ?(produto natural para cólicas vendido em farmácias),pode ser dado até para recém – nascidos,como é docinho,eles pegam fácil…no começo ele chupava e hora que saia o docinho,ele cuspia,mas fui dando até ele pegar bem e agora ele pega sem a funchicórea.

  • TAMIRIS

    Fica quieta na sua Tânia, vai caçar o que fazer, vai lavar louça e secar com a língua.

  • Bruna

    Entao fala ai espertona, como vc faz pra acalmar “naturalmente” seu bebê… aposto que nem filho vc tem. Idiota. Pega esse livro do Freud e dá pro seu filho se acalmar…. é cada uma viu

  • Kathrein Cristina

    Calaboca. Sem nocão é você.

  • Edna

    Se é pra ser ignorante vamos lá! Vai pro meio da merda, ninguém pediu sua opinião, vai cuidar dos seu filhos, se acaso tiver né! Sai daqui sua SEM NOÇÃO!

  • Fernanda

    Entrei neste post para simplesmente obter informações de mamães com a mesma dúvida que eu, com um bebê que só chora , e me faz de chupeta, pegou uma da Avent na primeira semana e agora só recusa, comprei outra de silicone da Nuk e nada, agradeço as mamães que dividiram suas experiências, com certeza vou tirar algum proveito de tudo isso…Só me entristeço de saber que em pleno século XXI , ainda as pessoas tenham tanta intolerância,e falta de sensibilidade quanto diferentes tipos de opiniões,ainda que nem ao menos tenha a experiência para dividi-la… É como eu digo pessoas amadas amam pessoas, pessoas feridas ferem pessoas …

  • Paulo giovani

    Ciência é interessante, a ciência em si é o estudo das leis da natureza, como o ser humano esta em evolução nossa ciência muda todo dia, e essa mesma ciência é usada para construir bombas, dai a necessidade da moral, ou do sentimento, Froid falou da questão da busca do prazer o que esta correto, mas nem tudo tem a ver com a sexualidade como alguns entendem, Madre Teresa, Francisco de Assis, Irma Dulce também sentiam prazer, mas prazer de ajudar, cada filho tem os pais que merecem, e creio que grande parte dos pais tentam fazer o melhor ao seu alcance, e quanto a ser frustrado ou não depende de cada um pq não somos apenas fruto do meio, ou da hereditariedade mas de nossas escolhas, mesmo quem passou por traumas nem todos tem problemas, infelizmente a nossa ciência psicológica busca a doença os doentes, mas apenas um estudioso tem pesquisado os saudaveis, alias os supersaudaveis aquelas pessoas que apesar de todas as dificuldades traumas guerras vão em frente refazem suas vidas e são saudáveis, acreditar que alguém é fruto exclusivamente do ambiente ou da hereditariedade ou das escolhas pode ser uma grande inocência

  • TATIANA

    Rindo aqui das discussões-kkkkkkk

  • Tali App’s

    Com tanto conhecimenti científico, vc não achou um para tornar-se mais tolerante? E entre ter uma criança chupando dedo sujo e chupando chupeta prefiro chupando a chupeta. Espero que seu filho não seja como vc, mas acho que se for basear em teorias, seu filho deve ser intolerante, agressivo e petulante como vc, e a cima de tudo inconveniente vc! Realmente, se não concorda com o conteúdo, tá xeretando o que aqui? Veio criticar de uma maneira nada construtiva. Se ainda tivesse um link para alguma página que mostre de fato a fonte ‘ científica’! E muitas das teorias de Freud foram ultrapassaras querida!! Leia algo mais moderno pra se atualizar! 😉

  • Danielly

    Coloquei mel rosado no bicho do meu nenem kkkk
    Se usava antigamente e tentei e resolveu, mas ele só pega o bico pra dormir.
    Na verdade forcei o uso com o mel porque ele chorava muito de cólicas e foi o que acalmou ele.
    Agora quase não uso.

  • Danielly

    Aposto que não tem filhos,
    Depois que tu é mãe, não tem teoria nem psicanálise minha filha

  • joice petris

    nossa estou na mesma situação minha bebe de 1 mês mama tanto e coloca tudo pra fora e quando esta inquieta coloca a mão na boca tenho medo dela chupar dedo e depois não largar, a chupeta ecoloca pra fora não pega de jeito nenhum. a chupeta eh da neopan não tenho condições de comprar outras pois é muito caro as chupetas deus me livre. sera que tem algum jeito de usar essa sem comprar outra?

  • Patty Muniz

    Na minha opinião, você está precisando transar kkkkk
    Louca!!!!

  • Juca Luigi

    Vc tem filhos Tania? Vc é tão fora da realidade que não parece que tem!
    Papais e mamães não escutem essa maluca Freud que não sabe nada sobre realidade familia…e vou falar mais uma coisa: muitos papais e mamães querendo ser super heróis adotando esse tanto de teoria que ouvimos de todos os lados estão tão sem forças e tão cansados que acabam afetando muito mais e de diversas outras formas seus bebês.

  • Sandro Oliveira

    Pelo visto vc nem eh mãe pra saber disso quando vc for realmente uma mãe vai saber lê da nessa situação

  • Dayvson Gomes

    Tá bom, tão educada que nem parece ter superior meu Deus