Amamentação

Como emagrecer amamentando

Uma das maiores preocupações das mulheres, depois do nascimento do bebê, é conseguir emagrecer novamente. Afinal, o bebê já saiu da barriga, mas aquela barriga de seis, sete meses de gestação continua persistindo. Saiba de antemão que isso é super normal para a maior parte das mulheres, mas saiba que amamentar ajuda no processo de emagrecimento.

Amamentar realmente emagrece?

O processo de amamentação materna exige demais do corpo da mãe, afinal, é ela quem produz o alimento que vai sustentar o seu bebê.

Amamentar emagrecer porque a produção de leite gasta muitas calorias, mas apesar disso amamentar também gera muita sede e muita fome e por isso, se a mulher não souber equilibrar a alimentação, ela poderá engordar.

Ou seja, amamentar emagrece, no entanto, também dá muita fome, e aí a ajuda de uma nutricionista materno-infantil é de fundamental importância. Não só pelo emagrecimento, mas para saber quais os melhores alimentos e nutrientes para o bebê.

Como emagrecer amamentando?

Para que a mãe consiga emagrecer rápido amamentando é necessário amamentar o bebê exclusivamente e comer refeições leves e nutritivas, distribuídas ao longo do dia. E mais uma vez bato na tecla, a ajuda profissional de um nutricionista materno-infantil é indispensável, já que não se deve, em hipótese alguma, fazer dietas super restritivas.

Lembre-se: neste momento a prioridade não é a perda de peso da mãe, mas a saúde do bebê!

Amamentar emagrece quantos quilos por mês?

Amamentar emagrece uma média de 2 quilos por mês, nos casos de amamentação exclusiva, porque a produção de leite é uma atividade tão intensa que exige da mãe cerca de 600-800 calorias por dia, o que equivale a meia hora de caminhada moderada, contribuindo para o retorno mais rápido à forma física e ao peso anterior à gravidez.

Amamentar emagrece em quanto tempo?

A mulher que amamenta exclusivamente, geralmente até aos 6 meses, consegue voltar ao peso antes de engravidar, já que:

  • ​Logo após o parto a mulher perde cerca de 9 a 10 kg;
  • Após 3 meses pode perder até 5-6 quilos, se amamentar exclusivamente;
  • Após 6 meses pode também perder até 5-6 quilos, se amamentar exclusivamente.

No entanto, se a mulher engordar muito durante a gravidez, a perda de peso pode ser maior do que a citada acima, especialmente se ela não amamentar de forma exclusiva ou não seguir uma alimentação equilibrada durante a amamentação.