Amamentação, Babies, Dicas, Kids, Saúde e bem estar

Como aumentar a imunidade de bebês e crianças



Sabia que podemos aumentar a imunidade de bebês e crianças?!?

Essa época do ano é inevitável que gripes e resfriados habitem as casas que têm bebês e crianças. Por aqui mesmo, os três estão super doentes. Morro de dó, principalmente do Pedro, que é ainda tão pequeno e está completamente congestionado.

Mas ainda bem que existe a nebulização, apesar de me retirar algumas horas de sono, é o que ajuda muito neste momento.

A principal forma é manter hábitos saudáveis, o que fortalece o sistema de defesa das crianças, mas há ainda outras formas.

aumentar-a-imunidade-da-crianca

Imunidade do bebê

Aleitamento Materno

Quando falamos de bebês é inevitável dizer que a melhor forma de aumentar a imunidade deles é através do aleitamento materno exclusivo, afinal, não existe no universo alimento mais completo do que o leite da própria mãe, como já foi comprovado cientificamente. Preferencialmente, amamente em livre demanda!

Vitamina C

A pediatra dos meninos aqui em Brasília prescreve vitamina C (Pedro já está tomando), ao contrário da de Aracaju, que nunca falou nada a respeito. Então questione ao pediatra que acompanha seu bebê a respeito da utilização de vitamina C, como forma de prevenir gripes e resfriados.

Casa sem cigarro

Já é reconhecido que os bebês e crianças que convivem com adultos que fumam têm muito mais asma, bronquite, pneumonia, infecções de ouvido e risco de doença cardiovascular do que aquelas que estão em famílias sem fumantes.

Mesmo que o bebê não esteja no ambiente na hora em que o adulto traga o cigarro corem riscos: o que se chamam de “third hand smoke“, que significa que as superfícies desse lugar podem estar contaminadas com toxinas de tabaco, e suscetíveis porque engatinham e brincam e, tocam em tudo com as mãos, levando-as à boca.

Sol

O banho de sol deve fazer parte da rotina do bebê desde o primeiro mês (há médicos que indicam até mesmo após a saída da maternidade) – inclusive tem um post completo sobre o banho de sol aqui. Lembrando que 10 minutos já é o suficiente para fortalecer o sistema imunológico, além de ativar a vitamina D.

Não se esqueça que os melhores horários para o banho de sol é antes das 10h ou após às 16h.

Imunidade das crianças

Alimentação

Com alimentação, conseguimos evitar e curar doenças. Isso já é fato comprovado cientificamente! Por isso, devemos evitar produtos industrializados. Além de devermos priorizar a ingestão de frutas, legumes e verduras na dieta dos pequenos, afinal são eles que irão contribuir para a necessidade diária de sais minerais, vitaminas e nutrientes.

Veja uma lista de 20 alimentos que fortalecem o sistema imunológico das crianças:

aumentar a imunidade de bebês e crianças

Fonte: Revista Pais e Filhos

Vitamina C

Como falei acima, veja com o pediatra que acompanha seu (s) pequeno (s) sobre a suplementação da vitamina C como forma de prevenção de gripes e resfriados.

Sol

Aqui também vale tudo o que foi dito para aumentar a imunidade do bebê. Lembrando sempre de respeitar os horários de exposição ao sol.

Atividade Física

Jogar bola, andar de bicicleta, pular corda. São atividades que aumentam o número de células exterminadoras naturais, fundamentais no combate a infecções virais e células tumorais.

A prática regular de exercícios propicia também o desenvolvimento da musculatura e esqueleto da criança. Sem contar que ajudam a controlar o peso da criança e a reduzir o colesterol. Mas é preciso que o seu filho sinta prazer na atividade escolhida, e que seja feita de forma moderada.

O bom senso é sempre a melhor medida.

Fonte: Revista Crescer

Mas se ainda assim o bebê e/ou a criança pegarem um resfriado ou uma gripe, vale a pena conferir o post que fiz com o meu arsenal para combater estas situações!