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Cereais matinais adequados para cada fase da vida

Os cereais matinais são uma opção nutritiva para o café da manhã dos pequenos, aliás, para todas as idades. As melhores opções são as mais naturais e, preferencialmente, sem açúcar. Por serem ricos em vitamina B são indispensáveis para o metabolismo de lipídeos, proteínas, carboidratos e vitamina E. Além disso, são ricos em ferro.

Os cereais integrais são ricos em fibras alimentares, que são importantes para a saúde, pois promovem a saciedade, contribuindo para o controle do colesterol e dos níveis de açúcar no sangue.

Como escolher?

Agora, no momento de escolher os cereais, o ideal é que se compre os integrais. Além disso, é importante observar a composição do produto. O item que estiver em primeiro lugar é o que tem maior concentração, por isso, que se aparecer em primeiro lugar, açúcar, o ideal seria nem comprar.

A preferência é para aqueles que contenham farinha de trigo integral, flocos de aveia, farelo de aveia e de trigo, além de granola e musli.

Recomendação diária

A recomendação diária é a de consumir 01 xícara de cereal por dia. Além disso, é fundamental observar as necessidades e os cuidados específicos para cada idade.

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Crianças até 02 anos

Não devemos dar cereais matinas aos menores de 01 ano. O ideal é iniciar com um cereal simples, como a farinha de aveia, porque não contém açúcar nem qualquer aditivo químico.

O cereal pode ser misturado com frutas. Uma dica que recebi da pediatra dos meninos é misturar com frutas que tenham bastante concentração de vitamina C – como kiwi e laranja – já que estes nutrientes auxiliam na absorção do ferro presente no cereal.

Crianças de 02 a 04 anos

Nessa fase já podemos introduzir outros tipos mais elaborados, como o flocos de milho. Aqui a proibição do açúcar não é tão absoluta como nos menores, citados acima, mas para quê dar açúcar para a criança sem necessidade, né Enfim, é uma opção de cada família, e devemos respeitar.

Nessa fase também já podemos colocar mel nos cereais matinais. Antes dos 02 anos, a proibição da utilização de mel é absoluta, já que pode conter clostridium botulunum, causadora do botulismo.

Crianças acima de 04 anos

É interessante optar por cereais matinais enriquecidos com ferro, que é primordial para a saúde e crescimento dos pequenos.

Caso a criança tenha alguma carência de ferro, evitar o consumo do cereal com o leite é interessante, já que o cálcio (que está no leite) prejudica a absorção do ferro.

Agora a criança já pode comer granola, optando, sempre que possível, pelo tipo mais natural possível.

Quantidade de Fibras Diária

A orientação diária da quantidade de fibras, para crianças de até 10 anos, é utilizar a idade da criança mais 05 gramas.

Na infância, o excesso de fibras não é benéfico, porque diminui a absorção de ferro, cálcio e zinco.

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