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Azia na gestação: como amenizar?!?



Azia na gestação: algo que vai acompanhar 9 de 10 gestantes. É um verdadeiro show de horror sentir aquela queimação 24 horas por dia, principalmente no final da gravidez, onde já estamos cansadas, não temos posição para dormir, os pés e pernas estão inchados. Tem mulheres que têm mais sorte do que outras, só têm azia no final da gravidez, outras, onde me incluo, sentem durante os 09 meses. Sim, eu não sou privilegiada em ter uma gravidez sem desconforto durante o início e no segundo trimestre, a queimação me acompanha desde o início.

Mas por que a azia acontece na gestação?!? Além dos níveis de progesterona estarem lá em cima (O aumento da progesterona causa o relaxamento do músculo liso do esfíncter, fazendo com que haja refluxo do material ácido do estômago e do esôfago), o aumento do útero faz com que o estômago e o esôfago fiquem reduzidos e aí a queimação é inevitável, infelizmente.

Há quem não sinta tanto incômodo, mas outras mulheres perdem inclusive o sono por conta do desconforto provocado pela queimação, e aqui também me encaixo. Para vocês terem ideia, nesta terceira gestação, o obstetra me passou cinco tipos de antiácidos e nenhum deles adiantou, então, desisti de tomar qualquer coisa, já que não resolvia.

como aliviar a azia na gravidez

As dicas para amenizar a azia na gestação que recebi dos obstetras pelos quais passei (pois é, em cada gestação tive um médico diferente, depois falo sobre isso) foram:

  • Comer menos e mais vezes, ou seja, comer em menor quantidade e mais vezes durante o dia. O ideal é comer de 3 em 3 horas;
  • Não tomar líquidos durante as refeições, apesar de ser necessário tomar uns 3, 4 litros de água, por dia, durante a gestação, não o faça durante as refeições. O ideal é tomar 30 minutos antes das refeições e/ou 02 horas depois;
  • Não dormir logo após as refeições, faça isso após 01 hora de ter se alimentado. Se puder, caminhe depois das refeições;
  • Dormir do lado esquerdo. Essa explicação, confesso que nunca entendi muito bem, mas realmente funciona.
  • Elevar a cama. Se não for possível coloque vários travesseiros para que você possa dormir de forma mais elevada, o que vai ajudar a evitar que o ácido gástrico volte e cause mais incômodo;

A querida Pollyanna Ayub, nutricionista materno-infantil, que atende em Brasília, escreveu um post para o Baby Dicas a um tempo atrás com dicas nutricionais para amenizar os desconfortos da gestação, dentre eles a azia. Vale muito a pena a leitura!

Mesmo com todas essas dicas, em todas as minhas gestações sofri muito com a azia, como já falei, no entanto, na gestação do Pedro, ela veio massacrando. Aí as leitoras, sempre tão queridas comigo, me deram dicas caseiras para tentar fazer com que a azia fosse, ao menos, aliviada. Testei várias delas e, realmente, ajudaram a diminuir o desconforto. São elas:

  • Comer pão puro;
  • Chupar gelo;
  • Tomar leite (se for gelado, o efeito é mais rápido ainda);
  • Comer gengibre;
  • Comer maçã;
  • Legumes cozidos;
  • Cenoura crua;
  • Iogurte;
  • Mascar chicletes após as refeições;
  • Acupuntura (esse não testei);

E vocês têm dicas para amenizar a azia na gestação?!? Me contem, porque se tem uma coisa que eu afirmo que detesto na gravidez é essa queimação 24 horas por dia.