Babies, Decoração, Dicas

As paredes e as cores do quarto do bebê



image

A decoração do quarto do bebê deve começar pela escolha das cores das paredes, que leva em conta não só o sexo da criança, como a cor dos móveis e do enxoval.

Sobre as cores não existe consenso, pois há quem diga que as cores podem influenciar no desenvolvimento do bebê.

Alguns acreditam que as cores mais claras transmitem tranqüilidade, ajudando o bebê a acalmar e relaxar.

Outros acham que as cores mais escuras estimulam a curiosidade e ajudam no desenvolvimento dos sentidos do pequeno, podendo influenciar até no sistema neurológico do bebê.

Muitos especialistas acreditam que o recém nascido consegue definir apenas cores claras ou escuras, sem fazer distinção entre as cores.

Acredita-se que o ideal é optar por tons neutros e suaves nas paredes e para quem quer dar um toque colorido no quarto, deve aproveitar os objetos decorativos, devido aos tons neutros e suaves serem relaxantes e é isso que as mães preferem.

Antigamente associava-se diretamente a cor azul aos meninos e a cor rosa as meninas, mas hoje essa idéia mudou bastante e tem se usado várias cores nos quartos do bebê.

Anualmente, o Instituto Pantone anuncia a cor que será tendência no próximo ano e irá ser destaque em universos criativos como o da moda e o da decoração. Em 2015, a Marsala foi à cor eleita.

Para 2016 a cor eleita é o rosa quartzo, além do rosa quartzo, também foram anunciadas as outras noves cores que integram o novo top 10.

As cores são: laranja claro, tom de azul relaxante, azul entre o navy e marinho, amarelo radiante, azul céu, lilás com fundo acinzentado, vermelho vibrante, marrom avermelhado e verde com fundo amarelado.

Essas cores servem de inspiração para a decoração do quarto do seu bebê.

Paleta cores Pantone 2016

Paleta de Cores da Pantone 2016

Aline Alves

Arquiteta