Babies, Decoração, Kids

10 quartos montessorianos para meninas

Uma tendência que tomou conta dos lares brasileiros foi a de quartos e espaços montessorianos para os pequenos, inclusive já escrevi sobre como montar um quarto montessoriano anteriormente. Eu não utilizei a técnica por completo por aqui, porque não se adequou à nossa realidade, mas alguns parâmetros foram utilizados.

Os princípios básicos da pedagogia montessoriana são os seguintes:

1. Não existe berço ou cama

2. As crianças arrumam a sua própria bagunça

3. Tudo deve estar ao alcance dos pequenos

4. Quarto minimalista e funcional

O que adotei na minha casa? Os itens “2” e “3”, ou seja, as crianças arrumam a sua própria bagunça e tudo deve estar ao alcance dos pequenos.

Aqui é assim: bagunçou? Arruma! E seus filhos obedecem? Vamos dizer que de 10 vezes, 8, sim. As outras duas é necessário falar um pouco mais grosso para que eles voltem tudo para o lugar. E quando nem falando alto, eles arrumam, a punição são alguns dias sem entrar no quarto de brinquedos e sem televisão.

O tudo aqui não é realmente tudo. As peças de Lego, muitas vezes, eu guardo em uma altura que eles não possam pegar. E sabe por que? Porque eu sempre sou premiada em pisar naquelas pecinhas, nas madrugadas, ou até mesmo durante o dia.

Com os Legos eu faço o seguinte: brincou, eu peço que guardem (nem sempre funciona) e depois carrego comigo para guardar em cima do armário. Aos finais de semana, geralmente, eu deixo eles livres para brincarem o quanto quiser com os blocos de encaixe.

Enfim, voltando para o tema do post, o quarto montessoriano, na minha opinião, é super prático, não quer decorações enormes – como vemos nos quartinhos tradicionais. Eu acho super clean e gosto bastante. Só não adotei na totalidade, porque o marido não comprou a ideia dos meninos não terem camas, digamos, de verdade.

Agora, como já sabemos o que prega a teoria de Maria Montessori, trago 10 ideias bem lindas para o quarto montessoriano para meninas.

 

 

 

 

quarto-montessoriano-para-meninas

 

quarto-montessoriano-para-meninas

 

 

 

quarto-montessoriano-para-meninas

 

quarto-montessoriano-para-meninas