Alimentação, Babies, Dicas, Kids, Mommies & Goodies, Mommy to be

10 alimentos fontes de cálcio que substituem o leite



Meus dois filhos mais velhos não tomam leite desde quando desmamaram. No início fiquei super preocupada em relação à quantidade de cálcio necessário para o bom desenvolvimento da saúde deles, até que a nossa pediatra me disse a seguinte frase “o único animal que continua tomando leite, depois que para de mamar na mãe é o homem”.

Naquele momento percebi que ela queria me dizer que o leite não é a única fonte de cálcio e ela ainda me disse mais “existem alimentos tão mais ricos em cálcio do que o leite, portanto, não se preocupe, porque os meninos não tomam leite, basta incluir os alimentos que vou te dizer e está tudo certo”.

Preciso ainda dizer que para quem acha que o leite é uma fonte indispensável de cálcio na vida dos pequenos está extremamente enganado, afinal, como as crianças que têm intolerância à lactose ou são APLV sobrevivem, não é mesmo?!?

Então vou listar 10 alimentos que as crianças (e adultos) podem ingerir que lhes garantirão a quantidade necessária de cálcio diária sem a necessidade de tomar leite.

Chia

Sementes-de-Chia

A sementinha que virou paixão nacional é rica em ômega 3, ferro, fibras, proteínas e cálcio. Cada 100g de semente encontramos 560mg de cálcio.

Aveia

flocos-de-aveia

Segundo a pediatra dos meninos, é algo que não deve faltar na alimentação deles, já que além de encontrarmos cálcio, a aveia ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL). Em cada 100g do cereal encontramos 300mg de cálcio.

Grão de Bico

grao de bico

O grão de bico é muito similar à soja, com exceção da isoflavona, no que tange aos benefícios do seu consumo. Em cada 100g do alimento, encontramos 120mg de cálcio. Além do cálcio, a soja traz uma sensação de saciedade, melhora do intestino e é fonte de proteínas.

Linhaça

linhaca_marrom_dourada

Uma porção de 100 g de linhaça contém 200mg de cálcio. Só cuidado, porque a linhaça é altamente calórica. Nessa quantidade informada, por exemplo, encontramos 490 calorias.

Soja

656-01767013

Tida por muitos como um perigo para o homem, a soja é uma fonte rica em cálcio, apresentando 90 mg do mineral a cada 100g da soja. A versão do produto em leite ou farinha tem uma quantidade ainda maior, são 280mg de cálcio a cada 100g de farinha ou leite de soja.

O grande problema em torno da soja é a questão de ser transgênico. Se você quiser consumir o produto, mas tem receio, basta comprar não transgênico.

Gergelim

gergelim

As sementes de gergelim, além de terem uma quantidade enorme de fibras (o que ajuda no trato intestinal), possuem uma quantidade significativa de cálcio. Em cada 100 gramas, encontramos 400mg de cálcio.

Espinafre

espinafre

Uma pena que o desenho do Popeye não passa mais, porque, se passasse, faria como meus pais fizeram comigo “se quiser ficar forte, tem que comer espinafre como o Popeye”. Mais alguém escutou isso quando criança também?!? A verdade é que o espinafre possui uma enorme quantidade de cálcio, não é apenas uma “enganação” dos pais para que os filhos comam as folhinhas verdes escuras.

Brócolis

brocolis

Pode parecer brincadeira, mas brócolis é o vegetal que Arthur mais gosta. Se não ficar de olho, come até cru, roubando da geladeira. Mas o bom mesmo é que é uma fonte rica em cálcio.

Sardinha

sardinhas

Há um bom tempo já inclui a sardinha na alimentação dos meninos e na minha por indicação da nossa nutricionista. Além de fonte riquíssima de Omega 3, a sardinha possui uma quantidade enorme de cálcio.

Tofu

tofu

 

 

Um exemplo de alimento que apresentar quantidade maior de cálcio do que o próprio leite é o tofu. Enquanto 100g de leite contém 100 mg de cálcio, em 100g de tofu há 159 mg de cálcio. Claro que nem todas as crianças gostam desse derivado de soja, mas se bem feito ou até mesmo como sendo uma pastinha, fica uma delícia. Confesso que por aqui, os meninos não curtem muito, mas se precisar, comem.

Perceberam que não precisamos de leite para sermos saudáveis?!? Existem alimentos que suprem muitíssimo bem a necessidade de cálcio diária na vida dos pequenos e na nossa também.