Kids, Tecnologia

05 aplicativos para ajudar na alfabetização

05 aplicativos para ajudar na alfabetização. Pois é, eu sempre achei que não cederia à tecnologia para ajudar os meus filhos na escola. A verdade é que eu não tinha evoluído o meu pensamento até conversar com a psicopedagoga da escola dos meninos.

O Eduardo está no primeiro ano, e esse ano será alfabetizado. Ele é muito inteligente, porém, preguiçoso para as técnicas tradicionais de ensino. Achava isso uma balela, mas a verdade é que cada criança tem o seu jeitinho próprio de aprender e assimilar as coisas.

Leia também: A nova escola dos meus filhos 

Estava me descabelando em casa, era chamada quase que duas vezes por semana na escola, e até cogitamos ele ter algum transtorno, como déficit de atenção, mas depois de muito observá-lo, chegamos à conclusão de que ele precisaria de outros métodos mais iterativos para se atentar às lições, e aí entraram os aplicativos.

Já testamos 05 por aqui e quero dividi-los com vocês. Lembrando que estou utilizando um smartphone Android, mas abaixo assinalo se está disponível para iOs também.

  • Alfabetização

aplicativo-auxilio-alfabetizacao

É um aplicativo super completo, já que encontramos nele as seguintes opções: ler, ditado, matemática, histórias e jogos.

Tem a opção da criança ler cada letrinha das palavras separadamente, depois ir juntando, até que consiga ler a palavra completa, inclusive as famílias das letras também encontramos ali.

O app é totalmente grátis e faz bastante sucesso aqui.

Sistema: Android e iOs

  • PALMA Escola

aplciativo-ajuda-alfabetizacao

Um aplicativo, também gratuito, super completo. Podemos cadastrar vários alunos. Aqui já estou usando com o Arthur e com o Dudu.

Super intuitivo, as crianças, em um primeiro momento, não gostaram tanto por ter um layout mais clean, mas, na minha opinião, quanto mais limpo o layout, melhor para a criança se concentrar.

Há a possibilidade do administrador controlar os progressos e médias dos alunos, no caso, eu consigo saber um pouco mais da evolução dos meninos.

Sistema: Android e iOs.

  • Silabando

aplicativo-ajuda-alfabetizacao

O app tem duas opções de aprendizado: sílabas simples e sílabas complexas.

Na sílaba simples, tem um desenho e a criança precisa completar a que falta para completar a palavrinha. Já nas complexas, a voz do app fala para a criança procurar determinada sílaba no meio de outras.

O Eduardo inicialmente não gostou muito, mas hoje em dia tem curtido brincar com as sílabas simples. Nas complexas, ainda temos um trabalho para que ele aceite descobrir as sílabas mencionadas.

Sistema: Android

É grátis.

  • Alfabetizando

aplicativos-ajuda-alfabetização

O app é bem interessante. Ele aparece uma imagem na tela e ao redor todas as letras do alfabeto. A criança tem que ir clicando nas letras para formar a palavra da imagem.

Requer um pouquinho de paciência, porque a criança pode ficar desatenta porque é bem colorido, mas no geral, é muito bom.

aplicativo-alfabetizacao

O Dudu gosta, mas quando começa a errar muito, quer desistir e aí entra toda a paciência da mãe para ensinar e ajudar que não se deve desistir facilmente das coisas difíceis.

Sistema: Android

É grátis.

Leia ainda: Qual a sua relação com a escola do seu filho?

  • Aventura das Palavras

É um jogo interativo, onde aparece uma imagem e as letras desordenadamente. A criança precisa organizar as letras para ler o significado da palavra.

Não é tão completo como os outros, mas por ter música e imagem, o Eduardo gosta muito e não acha ruim quando “perde”.

Sistema: Android

É grátis

E se você também dicas de outros aplicativos para a alfabetização deixa aí nos comentários? Assim você ajuda a mim e a outras mães que também estão passando por essa fase tão importante na vida dos pequenos.